quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mussaká

Este prato de origem grega é muito gostoso, uma mistura deliciosa de ingredientes que em geral agrada a todo mundo, experimente, caso de dúvida quanto a forma de fazer o molho branco ou a carne a bolonhesa da uma olhada nas outras que receitas que já foram postadas...bom apetite!
Ingredientes:
5 berijelas grandes cortadas no sentido do comprimento
1 ceblo grande cortada em rodelas finas
1 tomate grande cortado em rodelas
200gr de queijo mussarela ou prato
1 kg de carne moída
Farinha de trigo
Molho Branco
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Fazer:
Coloque as berinjelas cortadas com ou sem casca de molho em uma vasilha grande com água e sal por cerca de uma hora para tirar o amargo. Faça a carne moida refogada a seu modo, ou como se fosse para macarrão. Reserve.
Retire as berinjelas da água, seque com papel toalha, passe na farinha de trigo e frite em azeite ou óleo. Reserve.
Doure levemente as cebolas em azeite, óleo ou margarina e reserve.

Montagem:
Em um pirex untado com margarina, coloque metade dos tomates formando uma camada, por cima faça uma camada com metade das berinjelas e mais uma camada com a metade da cebola, cubra com a carne moída, por cima faça uma camada com o restante do tomate, mais uma camada com o restante da berinjela e outra com o restante da cebola, cubra tudo com o creme branco polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.
Dicas Mágicas:
1)      Pode colocar no lugar da cebola rodelas de batata sote (cozidas e fritas).
2)      Se não tiver problemas com o colesterol ou as calorias, pode acrescentar mussarela ou queijo prato ralado por cima do molho branco.
3)      Para não ficar tão calórico, faça o molho branco com leite desnatado e enfeite o prato com um pouco de molho de tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário