quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bolo de Cenoura com Coco

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate todo mundo conhece, mas esta variação fica simplesmente deliciosa. A receita é do bolo tradicional de cenoura e se a primeira vista parecer uma receita grande e complicada é porque está bem detalhada, não se assuste leia e verá que é bem fácil.

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de chá de óleo
3 cenouras picadas
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
margarina para untar
farinha de trigo para polvilhar


Recheio e cobertura:
2 latas de leite condensado
2 xícaras de chá de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas
2 colheres de sopa de margarina
200 g de coco ralado fresco
1 lata de creme de leite


Para Umedecer a Massa:
2 xícaras de chá de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
1 xícara de chá de açúcar


Modo de Fazer:
Massa:
Bata no liquidificador o óleo, a cenoura, os ovos, o açúcar e o sal. Passe para uma tigela e junte a farinha de trigo e o fermento, misturando bem. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido (180º) por cerca de 30 minutos ou até dourar.


Recheio e cobertura:
Misture em uma panela o leite condensado, o leite, o amido de milho, as gemas e a margarina. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e misture o coco e o creme de leite. Deixe esfriar.
Para Umedecer a massa:
Misture todos os ingredientes e reserve.


Montagem do bolo:
Retire o bolo do forno e espere esfriar para desenformar. Uma vez desenformado corte o bolo ao meio. Umedeça a metade de baixo do bolo com a mistura para umedecer. Sobre a metade de baixo do bolo, já umedecida coloque metade do recheio. Umedeça a outra parte com o restante do líquido e coloque sobre o recheio. Espalhe o restante da cobertura e polvilhe com coco ralado. Leve a geladeira e sirva gelado.


Dicas Mágicas:

  1. Para quem prefere um bolo de cenoura com uma quantidade menor de óleo, pode experimentar a receita do bolo de cenoura com cobertura de chocolate, que já foi postado, usando o recheio e a cobertura de coco.
  2. Para quem não tem prática, precisão ou mesmo uma boa ferramenta para cortar o bolo ao meio, experimente usar um fio de náilon, ou fio dental. Contorne o bolo com o fio e dê uma laçada, puxe o fio com cuidado para que a laçada vá se apertando e cortando o bolo. Para remover a parte superior, use espátulas ou mesmo se tiver uma tábua fina de carne, daquelas plástica.
  3. Para aqueles que ainda assim amam chocolate e não conseguem imaginar um bolo de cenoura sem chocolate, experimente fazer a receita do recheio pela metade, e no lugar da cobertura de coco, colocar uma cobertura de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário